Tenho verdadeiro fascínio por transformar as coisas: desde transformar a água residual de um grão em um sofisticado macaron, até ajudar minhas alunas a transformarem suas vidas por meio da confeitaria vegana e inclusiva.

Sou Chef Confeiteira especializada em confeitaria Vegana & Inclusiva – uma confeitaria sem ingredientes de origem animal – feita a base de plantas (plantbased) – segura para pessoas com restrições alimentares, tais como intolerâncias e alergias.

Minhas formações acadêmicas não têm relação direta com a gastronomia: me formei em Letras, na UFMG, em 2004, e em 2006 me formei no curso técnico de Teatro no Cefart – Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Em 2009 fiz uma especialização em Teatro e Educação na Universidad de Chile, em Santiago; e em 2011 concluí meu mestrado, mais uma vez na UFMG, com um projeto sobre dramaturgia e improvisação teatral. Durante cerca de 15 anos minha vida profissional transitou entre a linguagem, a literatura e as artes. Dei aula de Língua Portuguesa e Literatura em vários colégios e cursinhos de Belo Horizonte, trabalhei como atriz e diretora de teatro em diferentes grupos da capital mineira, viajei o Brasil e também para o exterior com diferentes espetáculos…

Até que em 2013 veio a maternidade. “E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas”, como já disse Manuel Bandeira. Em outras palavras, toda a minha vida mudou completamente, e o desejo de acompanhar de perto o crescimento da minha filha parecia incompatível com as jornadas noturnas e também com a renda inconstante da vida de artista. Foi o momento em que resgatei em mim a paixão por preparar doces. Lembro-me que na ocasião do aniversário de 1 ano da minha filha, procurei exaustivamente por fornecedores de docinhos saudáveis, adoçados com frutas, mas não encontrei – tanto que ela não provou do próprio bolo de aniversário. Foi onde percebi encontrei uma oportunidade que tinha relação direta com meus anseios por uma culinária mais saudável, mais inclusiva e sustentável. Durante o ano de 2014 fiz o Empretec – programa de empreendedorismo do Sebrae – e também alguns cursos na área da confeitaria tradicional, para, em 2015, começar oficialmente meu laboratório, a Chocolate Lab, espaço onde desenvolvo receitas, métodos, e, mais que isso, onde busco expressar meu desejo por um mundo mais inclusivo, mais solidário, mais justo… e, claro, mais doce.

Sou apaixonada pela liberdade criativa, por isso busco sempre na técnica o alicerce para minhas criações, e para isso já estudei com importantes referências da confeitaria brasileira, tais como Simone Izumi, Nathalia Soares, Renata Penido e Ana Sílvia Valadão; e em 2017, cursei o “Programme de formation em pâtisserie vegan et sans gluten” com a Chef Linda Vongdara, em Paris/França.

E como a paixão por ensinar está no meu DNA (sou filha, sobrinha e irmã de professores), desde 2018 me propus a grata missão de compartilhar meu conhecimento com quem se interessa por esse desafiante universo da confeitaria inclusiva. Ministro cursos presenciais no meu ateliê, em Belo Horizonte, e faço parte da equipe de culinaristas da Maria Chocolate. Tenho também diversos cursos lançados no universo online, para os quais abrimos vagas 2 vezes por semestre.

Sou workaholic convicta, e tenho verdadeiro fascínio por transformar as coisas: desde transformar á água residual de um grão em um sofisticado macaron, até ajudar minhas alunas a transformarem suas vidas por meio da confeitaria vegana e inclusiva.